Três Designers de Jóias brasileiros que você precisa conhecer

Padrão

O Brasil é um país marcado por pluralidade cultural, riquezas naturais e de um povo notoriamente criativo e vibrante. Todas estas qualidades fazem do nosso país um terreno extremamente fértil para a formação de designers de jóias.

Com nossas pedras preciosas, ouro e prata à disposição e com uma vontade imensa de representar a nossa rica história de criação e beleza em peças de joalheria, os designers brasileiros se destacam mundo afora. Hoje conheceremos alguns dos grandes talentos no design de jóias nacional e seus trabalhos. Acompanhe!

Clementina Duarte

Arquiteta por formação, Clementina Duarte se especializou em design através de cursos em Paris, Londres e Helsinque. Ganhadora de diversos prêmios em todo o mundo, seu trabalho é mais conhecido por ser presenteado pelo governo brasileiros às primeiras-damas e dignatários em visitas oficiais ao país.

Jóias designed by Clementina DuarteO trabalho já é feito por ela há mais de 30 anos, e suas jóias já foram presenteadas ao Imperador do Japão, Rei da Espanha, Rainha Elizabeth II da Inglaterra e Sílvia da Suécia, além das primeiras-damas americana, francesa, russa e portuguesa, dentre muitas outras.

Segundo a International Jewelers’ Magazine, é “uma das melhores designers de jóias da atualidade”.

Fernando Jorge

Jóias designed by Fernando JorgeApesar de ser mais jovem, Fernando Jorge já possui produção e renome de deixar muito veterano com inveja. Abandonou o curso de Engenharia de Alimentos para cursar Design Industrial e encontrou no projeto de jóias sua verdadeira paixão. Foi premiado, ainda estudante, no concurso AngloGold Ashanti, em 2004, com a peça “Atabaque”.

Não largou mais a inspiração em materiais pouco usados, nem na cultura brasileira. Suas peças comunicam movimento e elegância. Hoje mora fora, mas garante manter o coração e a inspiração no Brasil. Disse em entrevista:

“Penso que cabe ao brasileiro conferir uma imagem positiva ao país. Apesar do design nacional ter uma trajetória recente, já é tempo de reconhecermos, em nossas raízes culturais, arte e artesanato, nossa grande riqueza e nosso maior diferencial.”

Ana Khouri

Outro jovem talento em franca ascensão, Ana Khouri começou recentemente a expor suas peças nas prateleiras da Barneys New York. Outras marcas que dividem espaço com ela são Yves Saint Laurent, Barbour e Bettanin & Venturi. Todas luxuosíssimas.

Jóias designed by Ana KhouriNão é para menos. Ana faz peças exclusivas, sempre produzidas em pequenas edições. Muitas são totalmente únicas. O cuidado com a qualidade e autenticidade de todas as peças é minucioso e há uma atenção especial à ética da produção, que é toda feita à mão. Cada peça é numerada. Afinal, não existe alto luxo sem exclusividade!

Seu estilo é autêntico e ousado. Não tem medo de ignorar as regras do design tradicional, mas sempre está conectada com as técncias da alta ourivesaria. Suas peças já caíram nas graças de Madonna, Isabeli Fontana, Bar Rafaeli, Francesca Versace, entre outras celebridades e autoridades do mundo da alta moda.

Estes são apenas três dos designers brasileiros que estão levando o design de jóias nacional a todos os cantos do mundo, cada um no seu estilo. Quem você acha que deve entrar na próxima lista? Deixe suas sugestões nos comentários!

2 comentários sobre “Três Designers de Jóias brasileiros que você precisa conhecer

    • Que bom que está gostando Regina!!!! Dicas e sugestões são sempre bem vindas por aqui ! bjs e um ótimo dia pra vc

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s