Trabalho e carreira: como montar um look elegante, discreto e profissional

Padrão

shutterstock_139904836Quando se trata de ambiente profissional, sua roupa pode dizer muito sobre você, não é mesmo? Por isso, adote este guia e tenha seu guarda roupas como um aliado da sua carreira!

Cada profissional é diferente da outra: uma DJ não se veste da mesma forma que uma advogada, por exemplo. Muitos looks de trabalho são tão versáteis que basta trocar a bolsa por uma carteira de noite para já estar pronta para um happy hour depois do expediente.

O que você deve evitar

No trabalho algumas produções são sinônimos de encrenca. Por isso, por mais que você ame micro vestidos, é bom deixá-los só para a balada. Roupas justas, decotadas, curtas e transparentes passam uma imagem de desleixo e vulgaridade. Da mesma forma, evite acessórios em excesso e determinados tipos de sapatos, como por exemplo, botas altíssimas em verniz aliadas a saias curtas. E nunca é demais lembrar: não exagere no perfume!

O que você deve usar e abusar

Camisa branca todo dia? Nem pensar! Confira esta seleção de dicas para acertar na produção:

Vestidos e saias

Super femininos, os vestidos vão bem a qualquer escritório, mas não adianta ser muito ousadinha: tem que ser um modelo sequinho e com estampas discretas ou liso – neste caso, pode ser combinado com um acessório de cor mais forte. Os de corte reto são ideais. O tecido é melhor que seja um pouco estruturado ou pesado para não encarnar a Marilyn Monroe na clássica cena do vestido esvoaçante de O Pecado Mora ao Lado (1955). Quanto ao comprimento, não tenha dúvidas: a referência é sempre bem próxima ao joelho, para cima ou para baixo.

Saias no mesmo comprimento acompanhadas de camisas e acessórios leves são perfeitas para um outfit work.

357b0ecc09a216bcf4faee1808bbdead

Calça + camisa

Combinação express e infalível: qual mulher não fica elegante com uma bela camisa e uma calça de corte reto ou de alfaiataria? Pantalonas também entram neste item coringa. Esta combinação é tão clássica que pode ser aliada a um acessório não tão discreto, como um colar mais chamativo. Mas preste atenção nesta equação e cuidado com a combinação de cores: estampa discreta em cima + cor lisa embaixo + 1 acessório chamativo + demais acessórios básicos. O resultado é nota 10.

49ee6e79983cdd2e3c67e64b9045e23a

Perfeito para um casual day

9358d692de1379ed4f44c0e0e5ba951a

6c2de40e9b113640658e3783a2867215

Tailleur

Versão feminina do terno, ele é imbatível entre os clássicos para o trabalho. Esse conjuntinho, que pode ser de calça ou saia, é um grande aliado para manter a elegância nos dias mais frios, especialmente para nós, brasileiras, que não temos inverno muito rigoroso. O tailleur fica charmoso se usado com  meias finas ou grossas e, se o tecido permitir, sem meias. Os sapatos, sempre scarpins!

Jeans

Surpresa! Sim, o jeans está na lista, já que muitas empresas  já adotaram passagem livre para a peça que antes ficava restrita ao casual day. Ele deve ser de corte reto, seja calça ou blazer, e aliado a peças que o deixem sofisticado e possa encarar um ambiente mais formal. Um jeans usado com uma bela camisa de seda e acessórios discretos pode ter mais efeito que um terninho. Quanto à cor, estão proibidas as lavagens desbotadas e modelos rasgadinhos!

e64d88af765b9d6ee7b193fa930d4993

99dc43823dc3be0f8957aed857d75409

Prender o cabelo, um brinquinho básico, um tricot pode ser uma alternativa para os dias em que  nosso cabelo não coopera.

tumblr_mth5icN85S1qkmsleo1_500

Com que sapato eu vou?

Saltos altos são sinônimos de elegância e no ambiente profissional não é diferente. Na dúvida aposte nos scarpins, que são modelos clássicos e atemporais, além de irem bem com vestidos e calças, com ou sem meias. No verão abuse das sandálias clássicas e não perderá a elegância.

A ordem do dia é o bom senso

Apoiamos mulheres com personalidade na hora de se vestir! Mas cuidado: errar a dose na “atitude” e acabar caindo no vulgar é a coisa mais fácil do mundo. Nada pior do que estar com a roupa errada no lugar errado, ser alvo de comentários e constrangimentos. Lembre-se que no mundo corporativo a apresentação pessoal caminha ao lado do currículo!

Qual seu look profissional favorito? Comente!

Um comentário sobre “Trabalho e carreira: como montar um look elegante, discreto e profissional

  1. Dicas muito valiosas para quem quer acertar no look para o trabalho, sem parecer uniforme!

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s