O verão chegou: Confira como se cuidar na época mais quente do ano!

Padrão

shutterstock_110405837O verão chegou e com ele muitas recomendações para sobreviver ao calor com a mesma beleza e cuidado com que chegou até aqui. Você já ouviu que precisa usar filtro solar todos os  dias e beber muita água, mas será que está cuidando direitinho de tudo o que precisa para continuar com a pele e os cabelos bonitos, além de manter o seu corpo saudável?  Vendo minha filha, que acaba de chegar de um super inverno, super clarinha virar uma “gringa” perfeita, fiquei ainda mais motivada a escrever sobre como se proteger do sol.

Hidrate de dentro pra fora

Beber muita água é uma recomendação para o ano todo, mas na época mais quente do ano deve ser uma prioridade. Você pode pensar em outras formas de se manter hidratada no verão além da água.  Água aromatizada: fácil de preparar, leve, saudável e combinando frutas, especiarias, ervas, sementes e água gelada, é possível preparar uma grande variedade de águas aromatizadas, especialmente agradáveis em dias de calor.

 Frutas vermelhas congeladas (morango, amora, mirtilo, framboesa, etc)
– Cascas de frutas em espiral ou picadas – laranja, limão, manga, mamão,  etc.
– Vegetais frescos, como pepino e abobrinha em rodelas
– Canela em pau, sementes de cardamomo, anis estrelado, cravo, pimenta rosa, gengibre em rodelas, etc.
– Raminhos de hortelã, alecrim, capim limão, erva cidreira, manjericão, tomilho
– Frutas variadas, picadas com ou sem a casca
– Petalas de rosa , lavanda,  hibisco, sementes de romã

fff46720019f62e6dcd9117aabc5fb43

Muitas frutas contém bastante água e o consumo de pelo menos 3 por dia garante que sua pele não fique ressecada, seu intestino continue a funcionar, a imunidade permaneça boa e algumas podem ajudar até no bronzeado!

As frutas que contém muita água são melancia, melão, pêra, pêssego, ameixa, kiwi, laranja, abacate, acerola, banana prata, manga e mexirica. Mesmo que não goste de algumas, existem muitas opções, por isso não tem desculpa! Prepare sucos naturais e lanches com elas, e garanta, além da hidratação, fibras, vitaminas, antioxidantes e muito sabor.

6cbd17242f625f8b8a881b629b0bb15e

Outra opção para te ajudar a consumir mais líquido são os chás. Eles ajudam a eliminar toxinas e auxiliam os rins a funcionarem melhor. Cada composição tem seus benefícios característicos, como os chás branco, verde e vermelho que ficam ótimos gelados e ainda aceleram o metabolismo, facilitando também a perda de gordura.

46e91ea033e77a565f5212943e88a48b

Roupas mais larguinhas

Pode parecer óbvio, mas ninguém sabe o porque. Usar roupas mais claras e leves nessa época é melhor para a pele e também para a saúde ginecológica da mulher. A tendência é que o suor aumente e também a quantidade de bactérias e fungos. Para se prevenir, prefira as calcinhas de algodão, que deixam a pele respirar. Evite usar calças muito apertadas e não aplique hidratante na pele imediatamente depilada. Deixe a pele respirar depois do banho, de preferência morno ou frio.

Chapéu pra proteger do sol e ficar estilosa

O chapéu não é só um item que enfeita, pelo contrário, ele serve para te proteger dos raios do sol que são nocivos à pele, principalmente das 10h às 15h. Um chapéu com diâmetro maior consegue proteger até os ombros do sol mais forte, além do couro cabeludo e do rosto, que são partes sensíveis da pele. O couro cabeludo quando recebe sol diretamente pode queimar e descascar, fazendo com que sua experiência de verão seja desagradável. O rosto e os ombros também são ajudados pelo chapéu para não desenvolverem manchas de sol e queimaduras desnecessárias.

Os tipos e estilos são muitos no mercado. Existem os de palha, os que podem molhar e até os feitos de tecido com proteção solar, um cuidado a mais. Escolha o que mais combina com você e seu biquíni!

5d7628d788453b72f3767692d1f52eaf

Óculos de sol só com proteção UV

As lentes dos óculos escuros precisam ter proteção UV para, além de enfeitar o seu rosto, cumprirem a função de proteger os seus olhos. Quando você usa óculos sem nenhuma proteção é ainda mais perigoso do que não usar nada, isso porque a cor escura da lente faz com que sua pupila fique dilatada, e assim, os raios UV entram livremente em seus olhos, podendo causar queimaduras irreversíveis e até mesmo, em casos mais graves, a perda da visão. Você pode até ficar seduzida pelo preço de óculos sem proteção, mas não caia nessa! Os danos ao seus olhos são muito mais graves. Pergunte ao seu oftalmologista sobre indicações de marcas e lojas responsáveis, pesquise preços e adquira um produto bonito, mas com qualidade.

Cabelos que resistem

Não importa se seu cabelo é normal, oleoso ou seco, todos precisam de cuidado diante das altas temperaturas. É sob o sol que o cabelo perde água, nutrientes, o brilho e a maciez. Mas existem soluções que te ajudam a minimizar os danos, como os shampoos e cremes com protetor solar. Eles podem ser usados antes da exposição ao sol ou mesmo quando estiver na praia ou piscina: com o cabelo molhado com água doce, passe nas pontas se seu cabelo for oleoso ou até a metade do cabelo se for seco ou normal.

Eu amo os produtos da Kérastase.

O Huile Lactée, da linha Soleil, é um leave in que  foi desenvolvido para preservar a cor e deixar  a fibra mais resistente.

Captura de tela 2013-12-27 11.36

Evite também ficar muito tempo com sal e cloro nos cabelos, ainda mais se usa tinturas. Isso pode ressecar bastante os fios. A dica para sobreviver a muitos dias de praia, sol e piscina são as ampolas de hidratação. Você pode adquirí-las em farmácias ou supermercados, e a dosagem já vem na medida certa. Depois que passar a época de grande exposição, corte as pontas ressecadas e faça uma boa hidratação.

Protetor solar até em dia nublado

Que você deve (ou deveria) usar protetor solar todos os dias você já sabia. Mas será que está fazendo isso certo? Existem dois tipos de radiações que são prejudiciais à saúde: a UVB e a UVA. A primeira provoca as queimaduras solares e a segunda está relacionada ao envelhecimento da pele. Por isso, você deve procurar por protetores que garantam que sua pele fique protegida dessas duas radiações.

Você também não deve se esquecer de reaplicar depois de uma ducha ou mergulho, mesmo que a embalagem indique que o produto é resistente à água. E não ignore os malefícios do sol mesmo em dias nublados. A incidência dos raios solares não acontece só quando o dia está sem nuvens e é um mal invisível aos olhos. O dia quente, com mormaço, também queima e deixa a pele ressecada.

Você já aprendeu que deve se cuidar e se proteger no verão, mas não dispensa aquela corzinha de praia? Para conseguir se bronzear sem agredir a pele, algumas dicas são importantes: esfolie a pele alguns dias antes e só tome sol antes das 10h e depois das 16h. Se mesmo assim for tomar sol nos horários de pico, nunca dispense o uso de um bom protetor.

Para mim, que tenho uma pele que se bronzeia com facilidade, amo  bronzeador da Lancôme. Génifique Soleil Óleo : ele protege a pele dos raios solares (FPS 10) e  é possível manter o bronzeado por muito tempo. Mas cuidado: só para peles que não são tão sensíveis ou que já estão acostumadas ao sol.

069200_l

Para o rosto:

m9tg_VmAz7VIrB_Qz9av-lp17kbTsUeLUcmXlzKx30w

Além do chapéu ou boné obrigatórios: protetor solar tem que fazer parte do dia a dia, principalmente se estamos na piscina ou praia. Sol direto no rosto: nem pensar.

Da ROC, Protetor Solar Minesol Antioxidant Serum FPS 30: recomendo!

Um bronzeado duradouro deve ser feito pouco a pouco, ou então a sua pele ficará tão ressecada que vai descascar facilmente. Então não exagere nos primeiros dias para não ficar com a pele vermelha e obter resultados indesejados. Caso isso aconteça, use fórmulas em gel que contenham agentes que acalmam a pele como a aloe vera e coloque compressas com água de coco ou chá de camomila gelados nas áreas vermelhas.

Agora que você aprendeu como se cuidar e se manter linda até nas altas temperaturas do verão, pegue as roupas confortáveis, seu biquíni ou maiô e aproveite!

Um comentário sobre “O verão chegou: Confira como se cuidar na época mais quente do ano!

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s