Destino: MUNIQUE

Padrão

Morei na Alemanha por cinco anos e para mim Munique é uma das melhores cidades para viver. Se você procura por cultura, show, teatro, tradição, moda, gastronomia típica e internacional, agitação mas ao mesmo tempo tranquilidade, está é “A” cidade.

Impossível descrever de uma vez tudo que ela oferece, mas resumi aquilo que me mais me encanta e que me faz voltar para lá sempre! Claro que agora tenho mais motivos para ir, afinal, dois filhos morando lá fizeram de Munique quase que minha ponte aérea.

Um dos pontos turísticos mais famosos é a praça Marienplatz, o coração de Munique, com a antiga e a nova prefeitura. O famoso toque dos sinos (com hora marcada) é uma das  grandes atracões. Fica lotadinho de turistas do mundo inteiro e existem vários restaurantes típicos ao redor. Em dias de sol e calor é uma delícia sentar nas mesas que ficam na praça e saborear um “Obatzda” (típico patê feito da mistura de diversos queijos) com uma Helles (cerveja clara típica de lá, que eles adoram).

IMG_7454


A famosíssima cervejaria Hofbräuhaus, com música típica ao vivo é com certeza um programa para quem vai pela primeira vez à Munique. Sempre animada e lotada de turistas, com tudo bem típico

.

IMG_7972

Olha esse prato que pedimos no Augustiner (outra cervejaria mega famosa) . Tudo sempre muito farto: eu divido o prato sempre, na verdade para mim bastam os Knoedels esse bolinho de batata delicioso.

IMG_7953

Há também muitas outras cervejarias como , Franziskaner, Paulaner etc. E todas estas estão presentes na famosa Oktoberfest: festa que acontece anualmente no fim de setembro, início de Outubro. Estas e muitas outras cervejarias são instaladas em “tendas” enormes, todas no mesmo lugar, um campo enorme. Uma mega festa que lota e anima a cidade.

Passear pelo Viktualienmarkt é muito interessante, há simplesmente de tudo  por ali– desde coisas típicas da Baviera até exóticas, do mundo todo. Flores, carne, peixe, frutas, legumes etc. Tudo fresquinho, super arrumadinho. Os frios e salsichas são deliciosos, aliás na Baviera é típico comer salsicha branca. Tem lugar que serve de café da manhã, já com cerveja, Parece uma feira,  né?! Mas imagine uma feira super organizada, cheirosa, com atendimento VIP. Pois é: lá é assim mesmo.

Nesta época você encontra aspargos frescos por todo lado. Se você quiser comprar ele já descascado: ali eles oferecem esse  serviço.  Daí é só cozinhar. Muitoooo melhor que os enlatados, que a gente costuma ver por aqui.

cb6308187b3b9e99c679d85e7bef6e7b

E um jeito bem típico de se comer é com presunto, batatas e molho Bechamel. Hummmmm

IMG_8193

b94864751953a41b0d3a07af6d9a5b2b-1

55299477

882b05f9521589144324c879fc0b5d09

9aef6cb87fd91e16cf536e0ba00f869a

Saindo dali, você pode aproveitar e seguir em frente para o Victorian House e tomar um delicioso Brunch no estilo inglês, mas com coisas tipicamente alemãs também.  Imperdível!

06acb20b2f

Outro lugar para fazer um brunch que eu amei foi no Café Luitpold na Brienner Str. 12.  Lindo, chique e a comida é muito saborosa. Na confeitaria você pode se deliciar com os docinhos, que além de maravilhosos são deliciosos. A casa tem 3 ambientes, mas os mais aconchegantes são estes aqui:


1894_9_640x480_full

Com teto de vidro e palmeiras: super charmosa. Música ambiente ao vivo nos fins de semana: bem baixinho, bem agradável.

image

Para se inspirar nas tendências de moda, não deixe de passear pelas ruas Ludwigstraße, Maximilianstraße, Kaufinger Straße, entre outras. Ali estão reunidas as lojas mais chiques e caras… além de antiguidades fantásticas. Repara só na “simplicidade” hahaha

IMG_7440

Se você não quiser apenas se inspirar, mas também fazer compras, tem muitas outras opções que cabem em todos os bolsos, como as lojas de departamento, por exemplo Kaufhof, Karstadt, entre outros.  E se bater a fome, sente-se na “praça de alimentação” que fica normalmente no subsolo: milhares de opções para qualquer paladar. Charmoso também é parar para tomar uma taça de champanhe por aqui (veja a foto: uma graça de lugar). Você vê, no meio do dia, várias senhorinhas nos seus 80 anos,  sentadas saboreando.

IMG_7482

Não tem como não ir ao  Englisher Garten (quando o tempo colabora, coisa que é meio rara por lá), que fica entre o rio Isar e o centro da cidade. Surfar no Eisbach faz parte de alguns frequentadores dali.

munich-surfers-englischer-garten

E sentar ao ar livre, nos Biergarten (“jardim de cerveja”) é muito gostoso. Um dos Biergarten fica junto à Chinesischer Turm (torre chinesa), outro às margens do lago. Saborear a típica comida alemã à sombra das castanheiras é para mim sempre um programa quando estou por lá.

chinesischer-turm

Aiiii que delícia! Brezel com Weissbier!!!! (Weizenbier é chamada de Weissbier por lá)

       IMG_7923

IMG_7468

Em Munique também se encontram Universidades altamente conceituadas mundialmente, o que muda o visual nesta cidade da Alemanha, onde boa parte da população é de idosos. Um monte de estudantes que se locomovem tranquilamente com suas bikes (Munique é super plana). Por falar em locomoção: aí está o meio de transporte mais fácil e inteligente que já conheci (trem, metrô, ônibus, bonde: costumam ser bem pontuais e te levam para qualquer lugar da cidade)

IMG_7856
Se você procura por história, não deixe se visitar o castelo Schloss Nymphenburg, que é bem bonito, conta a história dos governantes de Munique que passavam seus verões por ali, O jardim é maravilhoso.
IMG_8077
A igreja Frauenkirche com as cúpulas verdes das suas torres são cartão postal da cidade.  As torres podem ser vistas por quase todo lado e é proibido construir nas proximidades dela qualquer estrutura maior que 100 metros. Quando o tempo permite visibilidade boa, você consegue avistar os Alpes se subir na torre Sul.
1024px-Frauenkirche_Munich_-_View_from_Peterskirche_Tower
Há também vários museus: o Deutsches Museum (maior museu de tecnologia e ciências naturais do mundo), as Pinacotecas (velha e nova), die Residenz, Staatliche Antikensammlungen etc etc
Não deixando de mencionar o Museu da BMW (afinal a sede da fábrica está em Munique) que fala sobre o automobilismo.
Tem também a Allianz Arena, um dos estádios mais bonitos que eu conheço: estádio do FC Bayern, time idolatrado por grande parte da população alemã (não apenas de Munique). Assistir a uma comemoração deles é mega divertido.
6d2319795fa8163d5055eccd2245910f
Tem muitooooo mais para eu contar, mas como eu disse, não dá pra escrever tudo de uma vez. Então fica a dica de alguns programas imperdíveis para quem vai à Munique: 100% recomendo!
Bjs e até a próxima

2 comentários sobre “Destino: MUNIQUE

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s